terça-feira, 4 de outubro de 2016

ESQUERDA VOLVER: OS RESULTADOS DA ELEIÇÃO DE OUTUBRO DE 2016

ESQUERDA VOLVER: OS RESULTADOS DA ELEIÇÃO DE OUTUBRO DE 2016

Resultado de imagem para FOTO 18 BRUMARIO MARX

Herbert Marcuse,  no prólogo da edição da obra monumental de Karl Marx- O 18 Brumário - faz uma reflexão que gostaria de citar aqui para abrir o debate sobre o ocorrido nas eleições municipais brasileiras no último dia 02 de outubro. Fazendo uma reflexão sobre a burguesia, diz  Marcuse que  “na sua ascensão, a burguesia mobilizou as massas e reiteradamente as traiu e abateu. A sociedade capitalista em desenvolvimento precisa contar de modo crescente com as massas, integrá-las na normalidade econômica e política, torná-las capazes de pagar e (até certo ponto) inclusive de governar. O Estado autoritário necessita de uma base democrática de massas; o líder deve ser eleito pelo povo, e ele o é...”, como o é aqui e acolá, sempre eleito de “forma democrática”. Democrática para quem não se discute aqui, todos sabemos de antemão para quem governam.
Porém, ao governar, os eleitos, feitos, reitos e direitos esquecem-se de uma premissa que Marx ensina no texto, quando lembra aos eleitos que “no segundo domingo do belo mês de maio -ou aqui  na entrada da primavera- no quarto ano de tua eleição, acaba o teu poder! Naquele dia, a tua glória chegará ao fim, a peça não será encenada duas vezes, e se tiveres dívidas, trata de quitá-las em tempo hábil..”, pois a cobrança vem, desculpe o trocadilho, a jato, na verdade, seria via cavalo.
O que os que governam esqueceram, após sua tentativa de aceitação no clube da burguesia, que os talheres de prata são de difícil manuseio, e que não foram eleitos para manusear talheres de prata, se embebedar com taças de ouro e sim para derreter os talheres e retirar o ouro para construir uma nova sociedade, uma nova sociabilidade, uma nova república, não dos “velhacos”, das viúvas da ditadura que rapidamente se apossaram do novo governo, e sim, uma república popular para os trabalhadores e trabalhadoras. O preço, segundo Marx, seria claro, tão claro como os votos eletrônicos.
Uma vez que fizeram aliança com a burguesia e não com a classe trabalhadora, ocorre o que sempre ocorreu, como explica Marx no 18 Brumário, ou seja, “desde da  época de 20 de dezembro de 1848 até a dissolução da Constituinte em maio de 1849 compreende a história do ocaso dos burgueses republicanos. Depois de ter fundado uma República para a burguesia, escorraçado o proletariado revolucionário do campo e calado momentaneamente a pequena-burguesia democrata, eles próprios foram postos de lado pela massa da burguesia que, com razão, confiscou essa República como a sua propriedade...”.

Nada diferente do que ocorreu no último dia 02 de outubro, ou em maio, ou agosto e setembro de 2016. É preciso reler Marx, é urgente reler O  18 Brumário  de Luís Bonaparte. Mais ainda, precisamos derrubar o que ensina Marx, ou seja, a máscara que encobre através de discursos o verdadeiro conflito que está na raiz disso tudo, ou seja, como ele mesmo explica “um exame mais detido da situação e dos partidos, contudo, faz desaparecer essa aparência superficial, que mascara a luta de classes e a fisionomia peculiar desse período”. Ele fala do século XIX, porém, é atual e preciso para o debate sobre os resultados da eleição de outubro de 2016.

Nenhum comentário: